domingo, 5 de dezembro de 2010

Um bolo de aniversario e receita

Se tem uma coisa que eu sei e me virar!No ano retrasado no auge da crise no Japão,marido desempregado,resolvi levar uns salgadinhos,bolos pra vender na fabrica.Alias eu vendi ate faixinhas e tic-tac com fuxicos pra cabelo e fiz ate barra de calca!Na época começaram a me chamar de Severino!Eu dava meus pulos,foi muito corrido e cansativo pois ainda tinham as 2 crianças pra cuidar,trabalhar fora e ainda fazer ate tarde da noite as coxinhas e etc.Ai resolvi fazer um curso de bolos decorados.Aprendi a massa que e o mais difícil na minha opinião,mas decoração,só mesmo praticando.Eu sou muito insegura pra fazer bolo de aniversário,principalmente de crianças que exige um bolo muito lindinho,mas minha amiga insistiu que eu fizesse pra ela o bolo de 1 aninho do seu filhinho,isso quando ele ainda tinha uns 5 meses!!!Como eu não sei dizer NÃO e não nego trabalho,aceitei.E o resultado foi esse ai,eu não tenho muita pratica ainda em confeitar,mas achei que ficou muito bonitinho e ela adorou também!


Agora a receita:
Para a massa:
5 ovos grandes(separado clara e gema)
2 xícaras(grandes)de farinha
2xícaras(grandes)de acucar
1 xícara(nao muito cheia) de agua bem quente
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de nescau
1 colher de fermento
Deixe tudo separado em vasilhas pois a massa não pode parar de bater.A margarina você coloca dentro do copo de agua quente ai ela derrete.Peinere a farinha e junte com o nescau.

Comece assim:

Bata as claras em neve,acrescente as gemas e o acucar.Bata bem ate ficar volumoso e bem clarinho e o acucar derreter todo.Diminua a velocidade da batedeira ai vc vai jogar metade da agua com a margarina e metade da farinha com o nescau,depois o restante da agua e por ultimo a farinha,bata apenas mais uns 10 segundos desligue a batedeira acrescente o fermento e mexa delicadamente com uma colher de silicone pra terminar de misturar a farinha,cuidado aqui pois se bater mais a massa ira perder aquela consistencia cremosa e ficara meio mole e não da um resultado bom.Se você quiser pode ate parar de bater antes de jogar a ultima farinha e terminar com a mão mesmo.Eu não unto a forma,forro toda com papel alumínio deixando sobra nas bordas caso o bolo cresça muito e não vasa.Asse em forno pré-aquecido a 170 graus(forno eletrico,a gás não sei)por 45 minutos ou faca o teste do palito.Nunca abra o forno antes de 30 minutos.Depois e só você tirar da forma puxando pelas sobras do papel alumínio.

Recheio:
1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão por 40 minutos(depois que pegar pressão).
1\2 caixinha de creme de leite que bate chantilly.
Bata o chantilly,não precisa deixar muito duro,ai vc joga o doce de leite e continua batendo em velocidade baixa ate ficar homogeneo.Isso fica parecido com uma mousse.O sabor fica suave não doce e enjoativo como o doce de leite puro.Quebre nozes bem miudinha e coloque por cima do recheio.
Cobertura:
3 caixinhas de chantilly.Eu corto o bolo em 3,pra fazer 2 camadas de recheio,depois e só cubrir!
Ah!e molhar com guarana ou leite mesmo...Essa massa da para uma forma de 30 cm por 25 mais ou menos(forma do japao) rende em media 30 pedacos cortado pequeno pra festa,beijossss

6 comentários:

  1. Que delícia de receita.
    O recheio deve ficar maravilhoso.
    Adoro nozes e doce de leite.
    Vou usar esse creme para fazer um pavê,acho que deve ficar legal.
    Bolo eu não me atrevo pois acontece algo estranho comigo.
    Meus bolos morrem dentro do forno.hahahahaha
    Parabéns por se virar tão bem,vc é uma guerreira mesmo.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi coração.
    Hummmmm..delicioso.
    Pra mim o bolo está super legal.
    Adorei a receita.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  3. Elaine
    Adoro bolo. Enfeitado então, acho mais gostoso ainda.
    Ficou divino, e a receita tá com jeito de ser maravilhosa.
    parabéns, ficou muito lindo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Menina, se isso é não ter prática em decoração, imagino quando tiver então! Ficou divino!! E a receita, perfeita! Parabéns:))

    Elaine, eu também acho que "bonequinhos" ficam melhor em crochê, com certeza! Mas eu não ando querendo pegar no crochê porque ele é viciante!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Elaine, o meu problema é decorar... não levo jeito nenhum... se bem que como vc falou, é uma questão de prática, né? Ficou lindíssimo o bolo e parece uma delícia! Parabéns! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. ficou muito lindo, deixa de ser boba eu nunca ia conseguir hausahsua (não q eu seja parametro) mas ficou lindo.

    ResponderExcluir